DYTRAN
Dinâmica explícita e interação de estrutura de fluidos. O Dytran oferece recursos de análise estrutural, de fluxo de materiais e FSI acoplado em um único pacote.
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Sobre Simulação Dytran
Realize estudos explícitos de solução dinâmica transitória para colisão, impacto e interação fluido-estrutura para melhorar a segurança do produto e reduzir os custos de garantia.
O Dytran é uma solução explícita de análise de elementos finitos (FEA) para simular eventos de curta duração, como impacto e colisão, e para analisar o comportamento não linear complexo que as estruturas sofrem durante esses eventos. O Dytran permite que você estude a integridade estrutural dos projetos para garantir que os produtos finais tenham mais chances de atender aos requisitos regulatórios, de segurança e de confiabilidade do cliente.
A Dytran oferece recursos de análise estrutural, de fluxo de materiais e FSI acoplado em um único pacote. O Dytran usa um recurso de acoplamento exclusivo que permite a análise integrada de componentes estruturais com fluidos e materiais altamente deformados em uma simulação contínua.




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Análise precisa e robusta para o seu setor
A precisão do Dytran foi comprovada por meio da correlação com experimentos físicos. Ele auxilia engenheiros a prever como um protótipo reagiria a diversos eventos dinâmicos do mundo real e a investigar possíveis causas de falhas de produto. Alguns exemplos de aplicações industriais incluem:
- Aplicações Aeroespaciais:
Aircraft ditching, sloshing e ruptura de tanques de combustível, simulação de bird strike, contenção de lâminas de motor, crashworthiness de aeronaves, projeto e segurança de assentos, reforço de contenção para aeronaves e cargas - Aplicações Automotivas:
Projeto de airbags e segurança dos ocupantes (estudos com ocupante fora de posição), modelagem de dummies e projeto de assentos, testes de impacto e colisão veicular, aquaplanagem de pneus, sloshing e ruptura de tanques de combustível - Aplicações Militares e de Defesa:
Simulação de cargas moldadas e projeto de armamentos, penetração e perfuração de alvos por projéteis, hydrodynamic ram (HRAM), colisão de navios, explosão subaquática (UNDEX), resistência a explosões e análise de sobrevivência - Outras Aplicações Industriais:
Projeto de garrafas e recipientes, alimentação de papel, testes de queda, análise de impacto em equipamentos esportivos, projeto de embalagens


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Combinação única de tecnologias de simulação
A inovadora capacidade do Dytran de modelar a interação entre múltiplos domínios Eulerianos adaptativos ao redor de superfícies de acoplamento, mesmo enquanto se movem e deformam, oferece o poder de analisar cenários complexos de FSI (Fluid-Structure Interaction) — muitas vezes difíceis ou até impossíveis de simular com outras ferramentas de software.
Alguns exemplos incluem:
Múltiplos objetos impactando estruturas multicamadas
(Por exemplo, determinar o efeito de múltiplos impactos de aves — bird strikes — contra estruturas de aeronaves em voo)Falha estrutural catastrófica com vazamento ou penetração de fluido
(Por exemplo, examinar a capacidade de um veículo de suportar uma colisão que leve ao esmagamento do tanque de combustível e vazamento de combustível)Preenchimento e sloshing de fluido em um volume fechado
(Por exemplo, projetar defletores — baffles — para otimizar as características de NVH (Noise, Vibration, Harshness) de tanques de combustível)



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Dytran para maximizar a produtividade
Por meio de melhorias contínuas, o Dytran tem oferecido recursos que aumentam a produtividade a cada nova versão. Algumas das melhorias tecnológicas recentes incluem:
Capacidade de paralelismo com memória distribuída do método Euler e computação da superfície de acoplamento para ganhos de desempenho aprimorados em aplicações de FSI (Fluid-Structure Interaction)
Condição de contorno de fluxo cíclico, que ajuda a reduzir o tamanho dos modelos em simulações de turbinas, fluxo entre estruturas rotativas e problemas de escoamento em tubulações
Forças de corpo que podem ser aplicadas em diferentes materiais dentro de uma região específica definida por uma caixa, esfera, cilindro ou superfície
Malha graduada para Euler: Com malhas graduadas, um lado de um elemento Euler pode se conectar aos lados de vários outros elementos Euler, ou seja, é possível “colar” uma malha fina a uma malha grossa, proporcionando flexibilidade eficaz de modelagem, especialmente em regiões localmente não uniformes. Esse recurso beneficia aplicações importantes de FSI, como airbags, sloshing e análise de explosões (blast analysis)
Malha Euler não uniforme: Capacidade de permitir malhas não uniformes definindo uma razão de viés entre os menores e os maiores tamanhos de malha, oferecendo assim mais uma alternativa de flexibilidade na modelagem. Além disso, tanto a malha graduada quanto a malha não uniforme para Euler podem ser utilizadas em conjunto, o que é útil em simulações UNDEX (Underwater Explosion)
Aceleração de modelos de malha axialmente simétrica por meio da determinação do passo de tempo com base nas direções axial e radial
Aplicações navais e UNDEX agora podem utilizar um tratamento especial de contorno baseado em um perfil de pressão hidrostática


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Análise estrutural transitória (colisão/impacto)
O Dytran utiliza tecnologia explícita para resolver problemas dinâmicos transitórios. Elementos sólidos, cascas (shell), vigas (beam), membranas, conectores e elementos rígidos podem ser utilizados para modelar as estruturas.
Está disponível uma ampla gama de modelos de material para representar o comportamento não linear e falhas. Isso inclui: elasticidade linear, critérios de escoamento, equações de estado, modelos de falha e fratura (spall), modelos de detonação de explosivos e materiais compósitos, entre outros.
As superfícies de contato permitem que componentes estruturais interajam entre si ou com estruturas geométricas rígidas. Essa interação pode incluir contato sem atrito, deslizamento com efeitos de atrito e separação. O contato de superfície única pode ser utilizado para modelar o empenamento (buckling) de estruturas onde o material pode dobrar sobre si mesmo.



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Interação fluido-estrutura
Métodos Euler são tipicamente utilizados para resolver problemas de fluidos, enquanto método Lagrangian são usados para resolver problemas estruturais. No entanto, muitas situações do mundo real exigem considerar a interação entre fluidos e sólidos — sólidos deformáveis influenciando o escoamento do fluido e o fluido causando deformação na estrutura. Problemas como sloshing de fluido em um tanque, inflação de airbags, aquaplanagem, entre outros, só podem ser resolvidos considerando a interação fluido-estrutura (FSI – Fluid-Structure Interaction).
Tanto os solvers Lagrangianos quanto os Eulers estão disponíveis no Dytran, permitindo a modelagem de estruturas e fluidos em um único modelo e a simulação da interação entre eles. A interação entre fluidos e estruturas é realizada por meio de uma superfície de acoplamento criada nas estruturas (domínio Lagrangian).


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Computação de alto desempenho
O Dytran utiliza os mais recentes métodos numéricos e hardware de alta performance. Ele oferece soluções custo-efetivas na mais nova geração de computadores, que vão desde máquinas desktop até supercomputadores. Além disso, algumas aplicações podem aproveitar o processamento paralelo em sistemas de memória distribuída.