Gestão da Qualidade

Incorpore qualidade, confiabilidade, segurança e controle de processos em todas as etapas do ciclo de vida do produto.

O que é Gestão da Qualidade?

A gestão da qualidade garante que a qualidade seja incorporada em cada produto e processo em toda a empresa, incluindo parceiros externos. Ela oferece análises automatizadas de modo e efeito de falhas (FMEA), possibilita ações corretivas e preventivas em ciclo fechado (CAPAs) e uma análise precisa da causa raiz (RCA) para acelerar a identificação, contenção e análise de problemas, além do rastreamento dos itens afetados.

A gestão da qualidade é essencial para cumprir requisitos regulatórios e padrões de qualidade na maioria das indústrias. Porém, a complexidade de equipes dispersas, sistemas desconectados e um ambiente regulatório em constante mudança criam obstáculos para a entrega de produtos de alta qualidade.

A PTC integra a gestão da qualidade ao processo de PLM, permitindo um melhor controle da qualidade desde as fases iniciais do ciclo de vida, o que reduz alterações em estágios avançados e diminui os custos relacionados à baixa qualidade.

Reduzindo o custo de má gestão da qualidade

A inovação de produtos exige velocidade, agilidade e conformidade. Isso só é possível quando os processos de desenvolvimento são simplificados e todos os envolvidos têm acesso aos dados mais precisos. O software de gestão da qualidade da PTC atende a esses requisitos, criando governança de dados e rastreabilidade a partir de uma fonte única de informações em tempo real, acessível a todos os stakeholders.

Alterações em requisitos e não conformidades tornam-se conectadas e automatizadas, permitindo que os engenheiros resolvam CAPAs mais rapidamente e produzam projetos de maior qualidade. Essas eficiências resultam em maiores índices de aprovação na primeira tentativa, além de redução de sucata, retrabalho, falhas na linha de produção e em campo.

Isso reduz os custos relacionados à baixa qualidade e melhora a satisfação do cliente.

Qualidade em ciclo fechado para toda a organização

A PTC adota uma abordagem holística da qualidade em toda a organização, desde a concepção até o serviço em campo. Fluxos de trabalho altamente configuráveis e prontos para uso são associados a produtos e peças, garantindo um registro mestre de design (DMR) e um arquivo histórico de design (DHF) completos.

Gestão de mudanças e configuração, gerenciamento de requisitos e testes, CAPAs, não conformidades, gestão da experiência do cliente (CEM), auditorias, controle documental, análise de modo e efeito de falhas (FMEA), análise da árvore de falhas (FTA), características críticas para qualidade (CTQ) e design baseado em riscos (RBD) são armazenados centralmente e alinhados com listas de materiais e planos de processo de engenharia, manufatura e serviço.

Ao combinar PLM e gestão da qualidade em uma única plataforma, a PTC ajuda organizações de todos os portes a acelerar a entrega de produtos de alta qualidade.

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Comece a melhorar a gestão da qualidade

À medida que as expectativas dos clientes continuam a crescer, é fundamental adaptar sua abordagem de desenvolvimento de produto para se manter à frente. A Aberdeen Research explora como as empresas Best-in-Class estão adotando uma estratégia abrangente de Gestão do Ciclo de Vida do Produto (PLM) focada na qualidade, para não apenas atender, mas superar as expectativas dos clientes.

Com um PLM centrado na qualidade, as empresas podem aprimorar efetivamente a qualidade do produto, reduzir custos operacionais e tomar decisões mais acertadas baseadas em dados.

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Principais capacidades da gestão de dados do produto

Una suas equipes de engenharia, qualidade e regulamentação adotando as melhores práticas em processos de controle de mudanças, documentos e design.

Gestão de mudanças e configurações:

Comunique alterações, requisitos, procedimentos de teste e controles de fabricação para as equipes subsequentes

CAPAs, SCARs e solicitações de mudança:

Iniciar, avaliar, atribuir, monitorar, revisar e aprovar CAPAs decorrentes de não conformidades internas ou externas

Risco e confiabilidade:

FMEA com conexão direta do DFMEA à lista de materiais (BOM), análise de vida útil Weibull, análise da árvore de falhas, design baseado em risco, predição e características críticas para qualidade

Feedback em ciclo fechado:

Coleta de dados de falhas e desempenho do produto em testes, manufatura e campo/IoT para análise de causa raiz e retorno ao design

Gestão da experiência do cliente:

Captura de todo o feedback do cliente, incluindo reclamações

Normas e conformidade:

ISO 9000, Six Sigma, APQP, CMMI e normas para dispositivos médicos como FDA 21 CFR Parte 820

Auditoria:

Realização de auditorias internas e em fornecedores para garantir o cumprimento dos principais processos corporativos, requisitos e diretrizes

Rastreabilidade digital do produto:

Padrão OSLC, com suporte para certificação e qualificação como ISO 26262, DO-178, entre outros

Aplicabilidade para dispositivos médicos:

Processos pré-configurados para ISO 13485

MBD e MBE:

Visibilidade dos dados detalhados de design baseado em modelos para identificar características críticas para qualidade (CTQ) no desenvolvimento de planos de validação e controle de manufatura.

Não conformidades, desvios e dispensas:

Recebimento, avaliação, resolução e acompanhamento de não conformidades de produto e processo com gestão integrada de mudanças

Conectividade em tempo real:

Monitoramento remoto de produtos em campo utilizando IoT

Controle documental:

Com acompanhamento integrado de treinamentos

Histórias de clientes

Os clientes da PTC colheram os benefícios de uma melhor gestão da qualidade em setores que vão desde ciências da vida até eletrônicos e alta tecnologia. Veja você mesmo.

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Qualidade na Nuvem na Terumo BCT

Nesta mesa-redonda apresentada pela Engineering.com, especialistas da PTC e da Terumo BCT discutem o papel do PLM moderno e do digital thread na melhoria da gestão de mudanças e da qualidade dos produtos.

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Liderando o mercado em qualidade em meio à diversificação de produtos

Veja como a Bose está utilizando software PLM para garantir a governança da qualidade em toda a empresa.

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“Produzindo com Qualidade”: A história da Nidec Global Appliance

Ao passar por uma transformação digital, descubra como a Nidec atende aos requisitos regulatórios enquanto cumpre sua missão de melhorar a qualidade de vida dos clientes.

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Aprenda mais sobre o Windchill

O Windchill da PTC é uma das principais soluções de gestão da qualidade do mercado. Ele oferece uma fonte única de informações que pode ser compartilhada entre as equipes de engenharia, qualidade, manufatura, cadeia de suprimentos e regulamentação. O Windchill fecha o ciclo da qualidade, tornando as informações pós-mercado acessíveis a todas as áreas. É um produto confiável e escalável, ideal para colaboração e inovação.

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