Liebherr-Components Biberach

Como a implantação de um backbone de gerenciamento do ciclo de vida de produtos foi indispensável para a transformação digital da empresa

PRODUTOS USADOS

Migrando para o WINDCHILL 11 para modernizar o processo de desenvolvimento de produtos

O Liebherr Group abrange mais de 130 empresas em todos os continentes e emprega uma força de trabalho de mais de 43.000 pessoas. As empresas Liebherr são categorizadas em onze divisões de produtos, entre elas: Equipamento de terraplenagem, Mineração, Guindastes móveis, Tecnologia de concreto e Componentes. A divisão de Componentes foca no desenvolvimento, design, produção e recondicionamento de componentes de alto desempenho para tecnologia de acionamento e controle mecânico, hidráulico e elétrico para as divisões OEM da Liebherr responsáveis pela fabricação de escavadeiras, equipamento de mineração, tratores de esteira e guindastes móveis.

Desafio dos negócios

A Liebherr-Components Biberach GmbH – uma entidade da divisão de Componentes da Liebherr – estava usando o Creo Elements/Direct Model Manager para gerenciar dados de produtos (PDM). O Model Manager não era apenas fácil de usar, mas também muito amigável com sua integração direta para suportar com perfeição a abordagem centrada em desenhos da empresa. Além do Model Manager, a Liebherr-Components Biberach GmbH usava ferramentas internas separadas para gerenciamento de lista de materiais (LDM), gerenciamento de mudanças e gerenciamento de artigos. À medida que a divisão continuava se expandindo para centros de produção mais globais e adotando integração e colaboração de engenharia mais próximas às OEMs da Liebherr, tornou-se óbvio que eles precisavam reavaliar a forma como estavam gerenciando dados de produtos. Eles precisavam garantir que todos os stakeholders estavam acessando e usando as mesmas informações. Como não havia sistema de gerenciamento de dados central, os stakeholders ao longo do ciclo de vida dos produtos estavam isolados e incapazes de colaborar com eficiência. Isso resultou em custos maiores devido aos esforços de coordenação e comunicação necessários para evitar retrabalho e sucateamento.

A solução

A Liebherr-Components Biberach GmbH percebeu que precisava se afastar de sua abordagem de desenvolvimento de produtos voltada para desenhos rumo a uma abordagem voltada para peças que tornaria mais fácil para os stakeholders ao longo do ciclo de vida dos produtos encontrar rapidamente as informações de que precisavam. Para fazer isso, a fabricante decidiu usar o Windchill 10.2 – que havia sido atualizado recentemente para o Windchill 11 – a solução de gerenciamento do ciclo de vida de produtos da PTC. O Windchill 11 oferecia à Liebherr uma plataforma única com visão consolidada de seus sistemas. Além disso, o Windchill 11 racionalizou o gerenciamento de artigos, o gerenciamento de LDM e o gerenciamento de mudanças em um único sistema – transformando as ferramentas internas em coisas do passado. Ao implantar o Windchill 11, a equipe embarcou em três iniciativas para transformar digitalmente a forma como gerencia informações de produtos:

  1. Substituir ferramentas de PDM desconexas para aprimorar a eficiência do design de produtos e a confiabilidade dos processos
  2. Criar uma plataforma global única para gerenciar e acessar todos os dados de produtos na empresa
  3. Aprimorar a colaboração entre todos os departamentos, incluindo vendas, pesquisa e desenvolvimento, marketing, compras e manufatura, bem como aprimorar a colaboração com outras divisões da Liebherr

Os resultados

Apenas dez semanas após a migração para o Windchill, a equipe percebeu que já estavam criando produtos na mesma taxa que faziam com o Model Manager. “Todos nós ficamos impressionados com a suavidade da migração. Estávamos bem preparados para isso, mas a PTC merece um elogio especial pelo nível conhecimento e pela execução dessa migração”, disse Stefan Türck, Líder de TI, Liebherr-Components Biberach GmbH. Hoje, a equipe está trabalhando mais rápido – em termos de criar novos produtos e executar modificações em produtos existentes com o Windchill – que jamais foram com seu processo voltado para desenhos.

Com acesso global aos dados de produtos contidos no Windchill 11, todos os stakeholders são capazes de colaborar de forma mais eficiente no processo de desenvolvimento de produtos. “A colaboração com nossos centros de manufatura globais melhorou, visto que as notas de modificações agora são executadas de forma rastreável e limpa, o que nos proporciona maior qualidade e mais tempo para inovações em produtos”, disse Matthias Gindele, Gerente de projeto, Liebherr-Components Biberach. Esse processo de gerenciamento de mudanças formal torna mais fácil do que nunca para os stakeholders sentirem-se confiantes de que estão usando as informações de produtos mais atualizadas. Ter informações de produtos precisas e atualizadas disponíveis na ponta dos dedos significa que os membros da equipe podem passar menos tempo procurando informações e mais tempo em atividades valiosas. Essa disponibilidade de dados também significa que os membros da equipe são capazes de tomar decisões melhores – tornando a divisão de Componentes da Liebherr mais competitiva e mais ágil.

Com o Windchill 11, a Liebherr agora pode gerenciar estados de ciclo de vida para cada produto: se ele está em “engenharia/prototipagem”, “série/produção” ou “manutenção”. Essa classificação separa claramente os produtos por nível de maturidade e permite que a Liebherr-Components Biberach GmbH defina os preços das peças para clientes de acordo. Por exemplo: a Liebherr-Components Biberach GmbH conseguiu marcar claramente 20% das peças gerenciadas pelo Windchill 11 como peças de manutenção. Essa distinção permite que a Liebherr vincule estratégias de preços à maturidade de produtos, resultando em uma expectativa de faturamento adicional com serviços. Além disso, como parte do gerenciamento do ciclo de vida, 5% das peças puderam ser identificadas e classificadas como “obsoletas”, sendo então removidas dos processos de engenharia e posteriores. Com a remoção dessas peças, economias diretas de custos em engenharia foram concretizadas e custos desnecessários relacionados à execução de mudanças em peças obsoletas foram removidos.

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